sábado, 18 de março de 2017

Parabéns mulheres!


     Na segunda parte da série, o tema da entrevista é tecnologia. Conversamos com uma mãe de dois filhos, brasileira que adquiriu cidadania italiana. Ela é baiana de Itiruçu, cidade fundada em setembro de 1935 e distante a 330 quilômetros de Salvador. O município tem como principal atividade a agricultura e se destaca na produção de caqui, maracujá e café. No período de realização da festa de São Pedro - 29 de junho – Itiruçu também ganha relevância, pois recebe visitantes nacionais e internacionais. No mesmo período, os itiruçuenses apreciam a festa de São Gabriel, o padroeiro da colônia italiana. Com vocês, a contadora Ângela Palma Malandra (62) uma das mulheres que compõem a Paróquia Anglicana do Bom Pastor. A comunidade é, segundo Ângela define, um espaço que “coloca em prática os ensinamentos do Mestre Jesus, onde o amor está acima de tudo, sem fazer distinção de raça, credo, posição social”. Foto e texto: Capinan Junior, SRTE 3612 BA.

    CJ: - A tecnologia facilitou ou deteriorou a educação familiar das crianças e adolescentes?

     APM: - Quando se fala hoje em criança com tecnologia, muitas pessoas dizem “não é possível aquela criança ainda nem nasceu direito e já está com um tablet, no computador” e eu digo tem que estar, porque o mundo hoje é globalizado, o mundo de tecnologia da informação (TI), avançadíssimo, hoje você não faz nada se você não estiver com a tecnologia, mas eu digo nada mesmo. Então é necessário que as crianças já comecem muitíssimo cedo com os tablets, com smartphone, o que quer que seja. Agora é preciso que os pais coloquem um limite, você vai usar só tal hora e de tanto a tantas horas, para que a criança não fique o dia inteiro numa televisão, no computador, no tablet. Para o mundo atual é importantíssimo um tablet ou o que quer que seja, é necessário, e com isso as crianças vão se desenvolver muito mais rápido. As pessoas comentam “minha filha, minha sobrinha, meu neto é de uma esperteza”, mas não é só aquela sobrinha, aquele neto, hoje qualquer criança já nasce com esse mundo atual, com essa globalização, já nasce com a necessidade de utilizar as tecnologias avançadas. Como tudo na vida tem os prós e os contras, as crianças da geração passada estavam na rua brincando de roda, picula, bola, gude, estavam sempre em movimento e isso era muito importante porque as crianças estavam se exercitando. Ao contrário de hoje, vem a consequência da utilização da tecnologia avançada, a criança no sai mais para brincar de bola, com os amigos, e isso vem o problema da obesidade, infelizmente tem essas consequências. Volto pra responsabilidade dos pais e educadores de controlar, nos intervalos de um momento de tecnologia e outro, para a criança fazer exercícios físicos, essas brincadeiras. Então depende de como será ser utilizado, não vai atrapalhar na educação da criança, e sim, só tem a contribuir porque o mundo taí e é necessário desde cedo começar a utilizar essa tecnologia.       

     CJ: - Você conseguiria morar na zona rural sem tecnologia?

     APM: - Eu nasci na zona rural de mata virgem, eu tive a felicidade de ter um pai altamente tecnológico, então com cinco anos de idade eu já tinha rádio em casa, ouvia as músicas de Ângela Maria. A minha adolescência foi toda numa cidade do interior, vim pra capital aos 20 anos porque passei no vestibular e fui fazer faculdade. Mas te digo que me considero uma soteropolitana, eu nem me recordo que nasci na zona rural, por esse motivo eu não conseguiria viver numa zona rural sem celular, sem tv paga, a única coisa que não me faria falta é o microondas porque eu não utilizo, mas eu sou urbana e tecnológica porque já desde a infância era assim, meu pai sempre inventava moda, sempre estava à frente do seu tempo. Hoje eu não viveria numa zona rural porque sou urbana.

     CJ: - Em 2014, um norte-americano anunciou que iria lutar na justiça para se casar com o próprio computador. O especialista em inteligência artificial (AI) David Levy acredita na possibilidade da realização do casamento entre robôs e humanos. Qual sua opinião sobre isso?


     APM: - Olha, acredito que isso seja possível, mas aí vem uma coisa que ultrapassa os meus princípios porque eu acredito num Deus que é criador de todas as coisas, do céu, da terra, do infinito e Ele criou o homem a Sua imagem e semelhança e deu ao homem a liberdade de criar. Eu sou a favor da tecnologia, no avanço da ciência, que é uma maravilha. A utilização das células tronco é espetacular pra longevidade da nossa vida, tudo isso concordo. Eu não concordo nesse sentido (com o casamento) pelos meus princípios, apesar de na minha consciência Deus ter criado todas as coisas do céu e da terra, do universo, deu a inteligência para o homem criar as coisas. Outro dia eu vi uma reportagem que no Japão você chega num determinado hotel e encontra na recepção um robô, você não fala mais com as pessoas, o robô vai lhe atender, vai falar diversas línguas, tudo através das máquinas e isso é fato, já está nos Estados Unidos e quiçá Brasil. Retornando às células tronco eu sou a favor, na cura de várias doenças, mas quando se fala na célula tronco para o clone, pra mim está para essa mesma mentalidade de utilizar a máquina para comparar com o ser humano e aí eu já eu não concordo, acho que o homem extrapolou seus limites. Tudo na vida tem limite, Deus criou o homem a Sua imagem e semelhança e não a máquina a Sua semelhança.