domingo, 15 de janeiro de 2017

Domingo 2º Domingo depois da Epifania (15 de janeiro de 2017)

Leituras recomendadas:


Isaías 49:1-7

1 Ilhas, escutem; prestem atenção, povos distantes. Eu ainda estava no ventre materno, e Javé me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe, e ele pronunciou o meu nome. 
2 Ele fez da minha língua uma espada afiada e me escondeu com a sombra de sua mão; ele me transformou numa seta pontiaguda e me guardou na sua caixa de flechas. 
3 Ele me disse: «Você é o meu servo, Israel, e eu me orgulho de você». 
4 Eu então respondi: «Cansei-me inutilmente, gastei minhas forças à toa, em nada. Enquanto isso, quem defendia os meus direitos era Javé, o meu pagamento estava na mão de Deus». 
5 Agora fala Javé, que desde o ventre me formou para ser o seu servo, para eu lhe trazer de volta Jacó e reunir Israel para ele. (Serei glorificado aos olhos de Javé; Deus é a minha força.) 
6 Ele diz: «É muito pouco você tornar-se o meu servo, só para reerguer as tribos de Jacó, só para trazer de volta os sobreviventes de Israel. Faço de você uma luz para as nações, para que a minha salvação chegue até os confins da terra». 
7 Assim diz Javé, o redentor e Santo de Israel, para aqueles cuja vida não vale nada, que são desprezados pelas nações, que são escravos dos poderosos: «Os reis verão e ficarão de pé, os chefes se ajoelharão, porque Javé é fiel, e o Santo de Israel escolheu você».


Salmo 40:1-11 Expectans expectavi

TENHO esperado no SENHOR com perseverança; * ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.
2 Arrancou-me duma cova de perdição, dum lamaçal imundo; * colocou meus pés sobre a rocha, tornando firmes meus passos.
3 Em minha boca pôs um novo cântico, um hino de louvor a nosso Deus; *isso muita gente vê com temor e no SENHOR confia.
4 Feliz quem põe no SENHOR a sua confiança; * que não dá atenção a gente arrogante, nem quem se desvia para a mentira.
5 Muitas são, SENHOR, Deus meu, as tuas maravilhas e muitos os teus desígnios a nosso favor; * quisera eu manifestá-los e expô-los; mas são tão numerosos, que não podem ser contados.
6 Não é em sacrifícios e oferendas que tu te comprazes; abriste os meus ouvidos; * não reclamaste sacrifício e ofertas pelo pecado.
7 Disse eu então: Eis aqui sou vindo; * no teu livro está escrito a meu respeito.
8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; * e tua lei está no fundo de meu coração.
9 Anunciei a justiça perante a grande congregação; * jamais cerrei meus lábios, SENHOR, tu o sabes.
10 Em meu coração não ocultei nunca a tua justiça; tenho proclamado a tua fidelidade e teu auxilio; * não escondi à grande congregação a tua clemência e verdade.
11 Não retires de mim, SENHOR, as tuas misericórdias; * assistam-me sempre tua bondade e verdade.


1 Coríntios 1:1-9

1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade e chamado de Deus, e o irmão Sóstenes, 
2 à igreja de Deus que está em Corinto. Dirigimo-nos àqueles que foram santificados em Jesus Cristo e chamados a ser santos, juntamente com todos os que invocam em todo lugar o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 
3 Graça e paz a vocês da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
4 Sem cessar, agradeço a Deus por causa de vocês, em vista da graça de Deus que lhes foi concedida em Jesus Cristo. 
5 Pois em Jesus é que vocês receberam todas as riquezas, tanto da palavra quanto do conhecimento. 
6 Na verdade, o testemunho de Cristo tornou-se firme em vocês, 
7 a tal ponto que não lhes falta nenhum dom, que esperam a Revelação de nosso Senhor Jesus Cristo. 
8 É ele que também os fortalecerá até o fim, para que vocês não sejam acusados no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 
9 O Deus que chamou vocês para a comunhão com o seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, ele é fiel.


João 1:29-42

29 No dia seguinte, João viu Jesus, que se aproximava dele. E disse: «Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. 
30 Este é aquele de quem eu falei: ‘Depois de mim vem um homem que passou na minha frente, porque existia antes de mim’. 
31 Eu também não o conhecia. Mas vim batizar com água, a fim de que ele se manifeste a Israel.»
32 E João testemunhou: «Eu vi o Espírito descer do céu, como uma pomba, e pousar sobre ele. 
33 Eu também não o conhecia. Aquele que me enviou para batizar com água, foi ele quem me disse: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e pousar, esse é quem batiza com o Espírito Santo’. 
34 E eu vi, e dou testemunho de que este é o Filho de Deus.»
35 No dia seguinte, João aí estava de novo, com dois discípulos. 
36 Vendo Jesus que ia passando, apontou: «Eis aí o Cordeiro de Deus.» 
37 Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram a Jesus. 
38 Jesus virou-se para trás, e vendo que o seguiam, perguntou: «O que é que vocês estão procurando?» Eles disseram: «Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?» 
39 Jesus respondeu: «Venham, e vocês verão.» Então eles foram e viram onde Jesus morava. E começaram a viver com ele naquele mesmo dia. Eram mais ou menos quatro horas da tarde.
40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram a Jesus. 
41 Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão Simão, e lhe disse: «Nós encontramos o Messias (que quer dizer Cristo).» 
42 Então André apresentou Simão a Jesus. Jesus olhou bem para Simão e disse: «Você é Simão, o filho de João. Você vai se chamar Cefas (que quer dizer Pedra).»