terça-feira, 18 de outubro de 2016

I Internacional e IV Nacional Simpósio sobre Religião Cultura e Sexualidades



UFBA conjuntamente com a Comunidade da Paróquia Anglicana do Bom Pastor e em diálogo permanente com outras comunidades de fé e movimentos sociais do nordeste brasileiro, África e América Latina, promoveram nos dias 7 e 8 de Outubro, o I Internacional e IV Nacional Simpósio sobre Religião Cultura e Sexualidades.
O Simpósio busca dialogar com várias instancias da sociedade incluindo outras comunidades religiosas, representantes do universo acadêmico e lideranças dos movimentos sociais nacionais e internacionais entendendo que o combate as várias formas de preconceito e discriminação que atuam perversamente em nossa sociedade deve ser um esforço conjunto.
Os temas: Direitos Humanos, Política, Relações Étnico Raciais e Sexualidades que são as referências do SRCS -2016 foram escolhidos conjuntamente pela equipe que organiza o Simpósio com base nas principais questões que ocasionam a prática das mais variadas formas violência tendo como inspiração um discurso religioso de exclusão.
Segue depoimento de uma das participantes, Gleyka Teles:

MINHAS IMPRESSÕES:
SCRS 2016 E ANGLICANISMO
“Esse fim de semana renovei a minha fé em um Jesus de amor, em um Espírito Santo que age com justiça e em um Deus que é mãe e pai, que cuida de todas e todos com compaixão. No I Internacional e IV Nacional Simpósio de Cultura Religião e Sexualidades reafirmei a certeza que, sim, religião e senso crítico podem e devem andar juntos – certeza importante em tempos de bancada evangélica e fundamentalismo religioso. Maravilhei-me com as falas que pude presenciar e refletir sobre o atual momento de retrocesso da sociedade brasileira, em especial, no tocante aos direitos humanos. Dei graças pela a oportunidade de vivenciar e crescer ouvido os grandes nomes nessas áreas, que por vezes se mesclam e dialogam entre si –a primeira vez que participei do simpósio foi aos 13 anos em sua segunda edição, que ocorreu numa igreja, pasme! A Igreja Anglicana na Paróquia do Bom Pastor. Dou graças, também, por ter crescido e sido forjada em um espaço religioso que promove o empoderamento feminino, na mencionada igreja. Hoje, 09 de outubro, durante a celebração de encerramento e ação de graças pelo simpósio, olhei para o altar com imensa alegria e satisfação; vi no altar: mulheres, homens e crianças; caucasianos, indígena e negros; heterossexuais e homossexuais. Todas e todos em harmonia, guiados pelo amor e respeito em serviço, com uma homenagem à figura do Revendo Josafá Batista, que marca seu ministério pela promoção do ecumenismo. Ecumenismo, esse, que se fez presente no simpósio, propiciando um espaço de fala para lideranças religiosas de diversas denominações cristãs, umbandista, candomblecista, espírita; além da presença de diversos outros seguimentos religiosos representados pelos simposistas, a exemplo do islamismo. Sei que não comungo em uma religião perfeita, tenho ciências dos nossos pontos de divergência; entretanto, me felicito em participar de uma comunidade de fé que em seu Livro de Oração Comum, compartilha o delicado desejo de “um reino onde o bezerro e o leãozinho pastarão juntos e uma criança os guiará” (LOC, Rito 2 D; 333)”.

* Post reproduzido do portal da DAR.